A Orientação Profissional tem como objetivo abrir um espaço para refletir os aspectos da escolha através da fala, acolhimento, escuta do que é apresentado pelo cliente. Ao permitir um espaço para apresentação do sofrimento, da história, das vivências, espera-se que as angústias trazidas sejam minimizadas.
Entretanto, a Orientação Profissional não é um processo de análise pessoal. É um processo focado, com um número de sessões limitadas, onde trabalha-se questões relacionadas à profissão. O foco é facilitar o momento da escolha, proporcionando base para que o cliente entenda a situação que está vivenciando. Procura-se oferecer uma possibilidade para questionamento de qual o melhor caminho a seguir profissionalmente, como também, pensar sobre a construção de um projeto de vida. Pode proporcionar aprendizagem do processo de escolhas ao se pensar em perdas e ganhos, ao se tornar autônomo no processo de tomada de decisões, assim como lidar com diferenças.
O processo de escolhas profissionais pode ser um momento de diversas inquietações, angústias e ansiedades. A orientação profissional pode atuar nesse contexto ajudando o cliente a passar por esse período. Procura-se trabalhar a fim de que o cliente faça uma escolha mais embasada, pensada, de acordo com seus anseios e inicie ou reinicie a construção do seu lugar no mundo do trabalho, levando em conta as particularidades da sua personalidade e os aspectos da sua vida.