Sofremos uma pressão muito grande sobre o futuro profissional. O “ser alguém” na vida é uma cobrança social e, muitas vezes, uma auto cobrança. Esse fator pode gerar imensas dúvidas sobre que escolhas tomar. O planejamento de carreira apresenta-se como uma forma de aliviar as angústias decorrentes das escolhas profissionais, bem como abre horizontes ao longo do processo que até então eram desconhecidos pelo cliente.
Planejamento de carreira consiste em um conjunto de medidas que objetivam orientar uma carreira traçando os caminhos mais adequados a serem trilhados pelo cliente, de forma que este possa sentir-se mais realizado em sua vida profissional. Vai muito além do que objetivar metas para se crescer em uma carreira ou em uma empresa. Quando falamos de pensar o futuro profissional a curto, médio, longo prazo; quando falamos em refletir sobre ações passadas no âmbito profissional, ou em mudança de carreira, estamos falando em planejamento de carreira.
O planejamento de carreira pode ser aplicado a qualquer profissão que alguém queira seguir, independente de ter cursado uma universidade e pode apresentar-se como uma grande possibilidade de pensar racionalmente na perspectiva de independência e autonomia, evitando perda de esforços em direções opostas ao que se realmente deseja profissionalmente.
Assim como a orientação profissional, o planejamento de carreira não é análise pessoal. Possui um tempo determinado, um número de sessões limitadas e procura-se instrumentalizar o cliente a conseguir organizar seus caminhos, suas possibilidades e verificar que, muitas vezes, o que parece impossível profissionalmente, pode tornar-se viável. O planejamento de carreira está atrelado ao projeto de vida do cliente e com ele vem a insegurança de como se pensar sobre o futuro com a responsabilidade de suas ações. Logo, o trabalho terapêutico pode trazer benefícios importantes na construção de quem o cliente realmente deseja ser.